Governadores reagem contra reforma da Previdência

Governadores de todo país pretendem divulgar carta de “veemente repúdio” à sugestão de retirada dos estados, do DF e dos municípios da proposta de reforma da Previdência, em tramitação na Câmara dos Deputados.
De acordo com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), um dos articuladores do texto disse que o documento ficou pronto nesta quinta-feira (6) e que governadores mobilizados em todo país estão colhendo assinaturas para carta.
No documento, os governadores argumentam que o regime de Previdência é “substancialmente deficitário”, constituindo uma das causas da “grave crise fiscal enfrentada pelos entes da federação”.
Afirmam, ainda, que caso não sejam adotadas medidas para a solução do problema, “o déficit nos regimes de aposentadoria e pensão dos servidores estaduais, que hoje atinge aproximadamente R$ 100 bilhões por ano, poderá ser quadruplicado até o ano de 2060, conforme estudo da Instituição Fiscal Independente – IFI, do Senado Federal”.
Segundo os governadores, retirar estados e municípios do texto da reforma representa “atraso e obstáculo” à efetivação de normas necessárias.
G1